Nebulosa Carina

Nebulosa Carina

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Resultados da Fotometria Visual da Estrela S Car

Olá novamente! Neste post, estarei trazendo os resultados que obtive fazendo a fotometria visual da estrela S Car. Se você não viu o post sobre o que é Fotometria Visual, veja o post anterior para acompanhar melhor o processo.

Após analisar a magnitude da estrela durante vários dias, podemos traçar uma curva de luz. A curva de luz irá mostrar o modo como o brilho da estrela variou durante o período de tempo.
Para fazer esta curva de luz, primeiro precisamos converter a data e a hora das imagens que foram usadas na fotometria para o formato Juliano (DJ). Neste formato, é mostrado somente o dia e o momento exato da foto, sem uso de mês, ano, hora, minutos, etc... Para isso, foi usado o conversor que está disponível no site da AAVSO. Para fazer a curva de luz, foi usado a planilha do software LibreOffice.

Na figura, podemos ver 3 colunas preenchidas. Nelas, estão contidas as datas Julianas (DJ), O intervalo exato de dias entre cada foto, e a magnitude para cada dia, e ao lado, podemos ver a curva de luz formada.
O gráfico é gerado usando a magnitude no eixo vertical pelo intervalo de dias eixo horizontal.
Dados da Estrela S Car usando o LibreOffice Calc
Fonte: Própria


Após isto, todos estes dados foram enviados para o banco de dados da AAVSO. Abaixo, podemos ver a mesma curva de luz, sendo comparada com medições mais precisas presentes no site. Os pontos pretos, são medições mais precisas que estão presentes no site, e as "+" são minhas medições. Claramente podemos ver que não está totalmente preciso.


Curva de luz da estrela S Car.  Fonte: AAVSO
PELA é um código que todo pesquisador cadastrado no site possui

Vale lembrar que este método não é muito preciso, como foi mostrado na imagem acima. Um processo mais preciso será feito, chamado Fotometria Diferencial, que é o ponto principal desta pesquisa.
Por enquanto é isto, aguardem os próximos posts. ;D