Mas antes vamos aprender do que se trata essa Fotometria Visual.
Fotometria Visual é um método usado para definir a magnitude de uma estrela (o nível de brilho que ela apresenta) a partir de estrelas próximas a ela. Sendo a estrela S Car uma estrela variável, seu brilho varia durante o tempo, portanto seu brilho não é o mesmo todo tempo.
Para fazer este procedimento, usei uma carta estelar dessa estrela, gerada do banco de dados da AAVSO (American Association of Variable Star Observers).
![]() |
| Carta Estelar gerada Fonte: AAVSO |
Na carta, temos a estrela a ser estudada no centro, e algumas outras estrelas com alguns números. Usei também uma foto tirada por uma câmera da área onde se encontra a estrela. A ideia é comparar o brilho da estrela principal com a outras próximas a ela, somente olhando para a imagem da câmera. Localizando as chamadas estrelas de comparação na imagem e vendo suas magnitudes na carta estelar, é só compararmos o brilho da estrela com a outras próximas a ela durante um período de tempo e ver o quanto ela variou o seu brilho.
![]() |
| Estrela S Car no primeiro dia observado Fonte: Banco de dados OAGLL |
O processo para fazer a fotometria visual é simples. Localizando primeiramente a estrela na foto, analisamos estrelas com aspecto de brilho semelhantes a ela, e que tenham a sua magnitude descrita na carta estelar.
Vale sempre lembrar que o brilho da estrela está elevado quando o número que representa a magnitude é baixo (Uma estrela de magnitude 3 é mais brilhante do que uma estrela de magnitude 4)
Com no minimo 2 estrelas de comparação, uma mais brilhante e uma menos brilhante que a estrela principal, faremos um jogo de comparação entre a estrela principal e a de comparação:
- Se a estrela de comparação for exatamente igual a estrela principal, tem a grande possibilidade de terem a mesma magnitude.
- Se a estrela de comparação for muito semelhante a estrela principal, porém você sabe que tem uma diferença que é muito difícil de notar, adote uma diferença de 0,2 de diferença de magnitude.
- Se a estrela de comparação for um pouco semelhante a estrela principal, ao ponto que você sabe sem muito esforço que existe uma diferença, adote 0,4 de diferença de magnitude.
- Se a estrela de comparação for muito diferente em relação a estrela principal, ao ponto que ao olhar para a imagem, de cara você percebe que existe uma grande diferença, adote 0,6 de diferença.
Seguindo estes passos, podemos definir a magnitude da estrela no dia referente a foto analisada.
Esta foi só uma explicação de como é o procedimento. Muito em breve estarei postando os resultados que obtive.


Nenhum comentário:
Postar um comentário