Nebulosa Carina

Nebulosa Carina

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Um pouco sobre estrelas variáveis

DIAGRAMA H-R

O Diagrama H-R ( Hertzprung-Russell) é um gráfico que mostra a distribuição das estrelas de acordo com sua magnitude e classificação espectral, mostrando com isso seu tamanho, cor, temperatura e classificação.
No eixo das abscissas (linha horizontal) mostra a classe espectral das estrelas e suas temperaturas. Esta classe espectral é organizada por uma sequência de letras que são usadas para classificar as estrelas e definir sua temperatura e cor. A sequência é organizada da seguinte maneira: O B A F G K M, como mostra o gráfico, onde o azul é onde a temperatura é mais elevada, e no vermelho a temperatura é mais baixa.
Fonte: Infoescola.com
No eixo das ordenadas (linha vertical) mostra a luminosidade das estrelas, onde quando menor o número, mais luminosa é a estrela. Com estes dados, podemos localizar no diagrama todos os tipos de estrelas.
Temos as anãs brancas na parte inferior do diagrama. Nesta localização, podemos concluir que as estrelas anãs brancas (white dwarfs) por exemplo, tem classe espectral entre O e F, ou seja, suas cores vão do azul até o branco; são extremamente quentes e muito luminosas.
No diagrama, existe uma área chamada de sequência principal (main sequence) onde estão presentes as estrelas mais comuns, como por exemplo o Sol, Vega, etc. No espaço entre a sequência principal e as estrelas maiores, estão presentes as ESTRELAS VARIÁVEIS. Elas estão presentes neste espaço porque estão na fase de transição de estrela comum para estrelas gigantes. Neste período, onde a estrela inicia seu processo de crescimento, sua luminosidade varia durante o tempo de transição, e são estas estrelas que serão pesquisadas, e serão o foco principal desta pesquisa.

Variáveis Eruptivas - A luminosidade destas estrelas são causadas por erupções. A variação de luminosidade é causada pela ejeção de matéria e/ou pela interação com a matéria ao seu redor.

Variáveis Pulsantes - A variação destas estrelas ocorre por conta da contração e expansão de suas camadas externas.

Variáveis Rotacionais - A variabilidade de sua luminosidade se dá por conta de sua rotação axial.

Variáveis Explosivas - Sua variação se dá por conta de processos termonucleares em suas camadas superficiais.


Fontes: FARIA, ROMILDO, et.al. Fundamentos de Astronomia. 1987
            Wikipedia.org/wiki/Estrela_variavel


Nenhum comentário:

Postar um comentário